PEGA VISÃO BAHIA

Seu Portal de Noticias

Sargaço na praia de Jauá espanta banhistas

2 min read

O acúmulo de algas marinhas na praia de Jauá orla de Camaçari, tem incomodado banhistas, turistas e moradores da localidade.

O fenômeno que ocorre todos os anos, com maior intensidade nos meses de verão, preocupa não só os moradores como os banhistas que frequentam o local, que fica no final do calçadão da orla de Jauá.

A dona Zélia Couto moradora de Jauá, em contato ao pega visão, disse que a pelo menos 2 meses que as algas estão no local.
” Resido aqui em Jauá a muito tempo, todos os anos acontece a mesma coisa, porém elas nunca ficaram tanto tempo assim” disse.

Além do problema do acúmulo a cada dia, aumenta o mau cheiro, provocado pela decomposição das algas e dos animais. Os banhistas ainda se arriscam ao andar sobre o “Sargaço” como é conhecido que esconde pedaços de lata, garrafas, cacos de vidro e ouriço-do-mar.

“As pessoas reclamam do mau-cheiro e vão embora da praia. Há mais de um mês que entro em contato com a “NATURALLE”, mas até agora o problema não foi resolvido”, protestou Marcos De Lima, também morador.

O sargaço é um fenômeno resultante da ação das correntes marítimas de verão, que recolhem as algas nos recifes do mar e despejam todo o material nas praias.

A decomposição das algas acumuladas no sargaço é benéfica ao ecossistema e que o ideal seria que o sargaço não fosse retirado. O problema é o transtorno que a população passa.