PEGA VISÃO BAHIA

Seu Portal de Noticias

Projeto Eureka leva cultura e educação para criançada

3 min read

A área verde da Cidade do Saber foi transformada, nesta terça-feira (5/9), na Vila Eureka, um espaço que reúne uma programação divertida, voltada para o público infantojuvenil, com foco na educação sobre alimentação saudável. As atividades, que seguem até a quarta-feira (6/9), contemplam 1.200 crianças e adolescentes de 4 a 14 anos, estudantes das escolas e instituições credenciadas previamente pelo projeto.

Entre as unidades de ensino que participam neste primeiro dia de evento, está a Escola Municipal Joana Angélica, que trouxe 50 alunos no turno matutino e, no vespertino, trará mais 50 crianças, do 4º e 3º ano do Ensino Fundamental. Orlando Rafael Machado, 11 anos, foi um dos estudantes que estavam na ação. “Achei muito legal, especialmente a atividade onde pudemos fazer pinturas”, contou.

A coordenadora pedagógica da escola, Valquíria de Lima, disse que a garotada está superanimada por participar da iniciativa. “Uma oportunidade maravilhosa para as crianças, principalmente pelo tema que trata sobre saúde e qualidade de vida”, destacou.
A Escola Dinâmica de Camaçari também levou 48 estudantes, do 6º ao 8º do Ensino Fundamental, para a Vila Eureka. Entre os alunos, estava Maria Eduarda Almeida, 13 anos, que disse ter aprovado o projeto. “Gostei do evento e pretendo aplicar os conhecimentos adquiridos aqui para melhorar minha alimentação”, afirmou.

Esta é a segunda etapa do Projeto Eureka Cultural, que busca, de maneira lúdica e descomplicada, destacar para as famílias a importância do exemplo e de como os bons hábitos são passados em casa, de pais para filhos; reforçar conceitos de comer bem desde a infância; proporcionar um dia de muita brincadeira para a criançada; e ser um agente de transformação para uma sociedade e gerações mais conscientes, ativas e saudáveis.

A iniciativa é realizada pela Tática Marketing Esportivo e, no município, conta com o apoio da Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Cultura (Secult). Um dos responsáveis pelo evento é o produtor cultural Anderson Adreotti, que contou sobre a escolha da cidade para sediar a ação. “Queríamos trazer o projeto para a Bahia, e quando nossa equipe conheceu a Cidade do Saber, gostou por ter uma estrutura que comporta nossas atividades. Neste primeiro dia, já podemos dizer que as expectativas estão sendo atingidas”, ressaltou.

Vila Eureka

A vila é dividida em três ambientes temáticos. Na “casa” os pequenos são levados até a cozinha para preparar sua refeição e participar da escolha de alimentos, quebrando o tabu com muitas cores e sabores. O local tem exposição e oficina, com painéis apresentando os alimentos como super-heróis que estão ao lado das crianças por uma boa alimentação.

Na “escola”, o objetivo é ensinar para os pais e filhos a montar a lancheira ideal. É realizada uma gincana abordando o que levar para a merenda escolar, funcionando da seguinte maneira: numa piscina gigante, os participantes partem em busca dos alimentos, enquanto instrutores ajudam a avaliar se aquele alimento vai compor um lanche saudável.

E na “quitanda”, o desafio é fazer as crianças experimentarem novos sabores. Por lá, tem exposição e experiência sensorial, mostrando de onde vem os alimentos que consumimos. Os participantes podem descobrir, por meio de estímulos sensoriais, o “universo” das frutas, legumes e grãos.

Além disso, em uma apresentação teatral em parceria com o grupo Ciência Divertida, o Professor Nutrição e seu ajudante realizam as mais divertidas atividades com o objetivo de ensinar os benefícios de uma alimentação balanceada, misturada com uma rotina de exercícios e também mostrar os transtornos que podem gerar uma alimentação não saudável.