PEGA VISÃO BAHIA

Seu Portal de Noticias

Governo do Estado apresenta programa Bahia sem Fome com colaboração da SEC

3 min read
. “Não chamem as pessoas que estão passando fome de invisíveis, pois todo mundo sabe onde estão. Nós vamos fazer a busca ativa para colocá-los dentro dos programas e vamos colocar orçamento para esta necessidade”, garantiu.  

Nesta sexta-feira (24), o governador Jerônimo Rodrigues apresentou o Bahia Sem Fome, em evento realizado no auditório do Colégio Estadual Vila Canária, em Salvador. O programa irá alcançar e dar suporte a cerca de 1,8 milhão de cidadãos que hoje se encontram em situação de insegurança alimentar e nutricional, a partir da execução de diversas ações de inclusão social e transferência de renda. A primeira etapa da campanha consiste na arrecadação de alimentos, envolvendo órgãos públicos, iniciativa privada e sociedade civil organizada. 

Empenhado na causa de garantir a segurança alimentar na Bahia, Jerônimo apela para que toda a sociedade colabore com as ações do programa e reconheça a situação de quem está em vulnerabilidade social. “Não chamem as pessoas que estão passando fome de invisíveis, pois todo mundo sabe onde estão. Nós vamos fazer a busca ativa para colocá-los dentro dos programas e vamos colocar orçamento para esta necessidade”, garantiu.  

Durante o evento, o governador realizou a entrega simbólica de cestas básicas para representantes de movimentos sociais, associações de quilombolas, indígenas, marisqueiras, pessoas em situação de rua e povos de terreiro, entre outros. Os alimentos doados foram arrecadados entre servidores de secretarias e órgãos públicos e empresas parceiras. 

Como primeira ação do programa, o governo do Estado irá realizar uma mobilização de arrecadação permanente de alimentos em órgãos estaduais, nas sedes das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), do Corpo de Bombeiros e das polícias Civil e Militar, bem como na Conder, no SineBahia e nos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) espalhados pelo Estado. Postos do SAC, Centros Sociais Urbanos, colégios e eventos apoiados pelo Estado, além de empresas e organizações da sociedade civil, também serão pontos de coleta de alimentos. Os itens serão distribuídos em igrejas, terreiros, centros comunitários e educacionais, sedes de movimentos sociais, organizações da sociedade civil e Centros de Referência de Assistência Social.   

Para promover a arrecadação de alimentos, o governo do Estado realizará eventos como festivais regionais de música, encontros estudantis na Sala de Cinema Walter da Silveira e espetáculos na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, a exemplo do Show Elas à Frente, que será realizado na próxima terça-feira (28) e terá a cantora Daniela Mercury entre as atrações. A iniciativa é uma parceria das secretarias estaduais de Políticas para as Mulheres (SPM), Educação (SEC), Turismo (SETUR) e Cultura (SECULT) e vai encerrar a programação do governo do Março Mulher, promovendo as ações do Bahia sem Fome. A entrada do Show Elas à Frente será um quilo de alimento não perecível (exceto sal), que vai ser revertido para o programa. O acesso ao show também será garantido a quem doar um pacote de absorvente, que será destinado à campanha em favor da dignidade menstrual.