Ícone do site PEGA VISÃO BAHIA

Alunos do Centro Cultural participam do desfile cívico em Abrantes

Pela primeira vez, o Centro Cultural Vila de Abrantes levou alunos do espaço para participar do desfile cívico do distrito neste domingo (24/9). Cerca de 200 educandos das modalidades balé clássico, futsal, teatro e funcional estiveram na avenida apresentando performances inspiradas no tema “Por Uma Cultura Inclusiva e Plural”, que norteia as ações de 2023 da Secretaria da Cultura (Secult), pasta que gere o equipamento.

Inaugurado em maio de 2022, as ações promovidas no Centro Cultural Vila de Abrantes integram a política da Prefeitura de Camaçari de descentralização das iniciativas, o que tem transformado a vida dos moradores do distrito.

Quando o espaço iniciou as atividades, Uiara Simão logo se matriculou na modalidade funcional. As aulas são ótimas, muito bom tanto para a minha saúde física quanto para a mente”, disse a dona de casa. Esta é a primeira vez que ela tem a oportunidade de desfilar no evento de Abrantes. “Tava ansiosa para este dia chegar!”, exclamou.

Também estreante no desfile, a pequena Elis Martins, 6 anos, é aluna de balé clássico do Centro Cultural Vila de Abrantes. A mãe da garota, Silvana Martins, conta que o espaço transformou a vida delas. “Antes, ela nunca havia feito nenhuma atividade artística, mas quando o equipamento foi inaugurado começou a fazer curso de teatro. Em 2023, resolveu fazer balé e tem gostado muito das aulas. Está se desenvolvendo bem. Para o desfile, a animação dela tava grande”, contou.

A preparação para a participação no evento cívico começou desde o mês de agosto. Alunos, professores e demais servidores do centro cultural se dedicaram em confeccionar roupas e adereços para que, neste domingo, fosse possível fazer uma linda festa.

A professora de teatro, Iara Castro conta que os educandos estavam super empolgados. “Os 20 alunos das turmas infantis fizeram máscaras de personagens que eles mesmo escolheram. Já os 18, da turma de adolescentes, e os 20 adultos, construíram inspirados no tema da diversidade, trazendo representações, como a indígena e da cultura africana”, pontuou.

Para Analice Casagrande, coordenadora do equipamento, é uma alegria ver na avenida o resultado de todo o trabalho e dedicação da equipe. “Nós estávamos com muita expectativa e contando os dias para chegar, porque é uma forma de mostrarmos às pessoas tudo o que estamos desenvolvendo”, destacou. “Sou moradora de Vila de Abrantes e ver este local, que antes era uma biblioteca, ser transformado em um centro cultural, ofertando cursos artísticos e esportivos, é muito gratificante. Tem feito a diferença na vida da comunidade”, acrescentou.

Ao todo, a unidade, que está situada na Rua da Matriz, s/n.º, conta com 310 alunos com idade a partir de 6 anos. Além disso, dispõe de um acervo de três mil obras disponíveis para leitura, pesquisa e empréstimo.