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Sesp mantém ações para reordenamento do Centro Comercia

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Os permissionários, que estão em condição irregular, no que se refere aos espaços que ocupam além do box, recebem uma notificação durante a fiscalização, onde constam as informações necessárias sobre as intervenções que precisam fazer para se adequarem. Cada um tem o prazo de 72 horas para se organizar.

Com o objetivo de melhorar a fluidez da circulação de pessoas no interior do Centro Comercial de Camaçari e, consequentemente, garantir a segurança de todos, a Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), através da Diretoria de Ordem Pública (Dirop), tem atuado no equipamento no sentido de organizar os espaços entre os boxes. As atividades para reordenamento, que tiveram início no fim de fevereiro, também aconteceram na tarde desta quinta-feira (2/3), na região do camelódromo.

As ações, realizadas por 15 técnicos da Sesp, consistem na desobstrução dos corredores, pois o local de atuação de cada permissionário é delimitado. Então, não é permitida a disposição de barracas, caixas, mercadorias ou outros materiais, de forma irregular no entorno dos boxes, pois resultam no estreitamento dos corredores e na dificuldade de movimentação de usuários, principalmente, das pessoas com deficiência (PcD).

Os permissionários, que estão em condição irregular, no que se refere aos espaços que ocupam além do box, recebem uma notificação durante a fiscalização, onde constam as informações necessárias sobre as intervenções que precisam fazer para se adequarem. Cada um tem o prazo de 72 horas para se organizar.

Foto: Tiago Pacheco

O administrador-geral do Centro Comercial, Edson Reis, falou que as ações têm sido bem recebidas por todos, e acrescentou que “esta atitude da gestão está sendo aplaudida, porque é bom para todos que trabalham e frequentam a feira”.

Com as melhorias de ordenamento, inclusive na realocação de permissionários que se aglomeravam em determinados pontos do Centro Comercial, os frequentadores podem se sentir mais confortáveis enquanto fazem suas compras nas proximidades das rampas, setores de cereais e hortifrúti, bares e restaurantes, depósitos e mercados. Quem trabalha nos boxes também é beneficiado com as benfeitorias, que devem contemplar, além dos setores citados, também salões de beleza, bomboniere e confecções.

Marinalva dos Santos, 38 anos, trabalha na feira desde 2003. Moradora do bairro Verdes Horizontes, a permissionária, que vende confecções e acessórios, comentou sobre a importância do reordenamento dos setores, pontuando que “assim fica organizado. O cliente consegue passar com tranquilidade e fica melhor para todo mundo”. Ela, que vive o dia a dia no Centro Comercial, comentou que costuma ouvir reclamações frequentes sobre a organização dos corredores e acrescentou, “os consumidores falam que os espaços são apertados e ficam insatisfeitos com isto”.

Avaliando como positiva a atuação da Sesp para manter todos os setores da feira em ordem, a moradora do Parque Verde 2, Aldenora Araújo, 55 anos, vai às compras, pelo menos, duas vezes por semana. Segundo conta, os lugares que mais costuma frequentar são as boutiques de roupas, salões de beleza e lojas de produtos naturais. Ao opinar sobre a organização do local, ela comentou que “existem problemas e as equipes estão trabalhando para melhorar. Mas, já andei por lugares bem piores, onde não tinha organização nenhuma”.

Geraldo Pereira, coordenação Geral de Feiras e Mercados da Sesp, sinalizou que “manter o espaço organizado é uma das ações da pasta ao longo de todo o ano. Além disso, a gestão trabalha na manutenção constante preventiva e corretiva da rede de esgoto, com limpeza geral a cada dois meses; conservação dos banheiros instalados nos dois pavimentos; pinturas na estrutura; ações educativas e de conscientização dos permissionários”.

No Centro Comercial de Camaçari, circulam diariamente cerca de 5 mil pessoas. Todo local possui 22 mil metros quadrados (m²) de área construída e abriga mais de 1.100 permissionários.