PEGA VISÃO BAHIA

Seu Portal de Noticias

Funcionários da Bomix paralisam as atividades em protesto contra demissões

2 min read
Foto: Winicius Ferreira

Cerca de 400 funcionários da empresa Bomix, que fica situada no Porto de Aratu em Simões Filho pararam as atividades na manhã desta segunda-feira (04), para protestarem juntamente com sindicalistas do SINDIQUIMICA a demissão do dirigente sindical e do funcionário, Otacílio dos Santos Filho.

De acordo com informações dos manifestantes, o trabalhador foi demitido na ultima sexta-feira (01), mesmo tento estabilidade na empresa.

De acordo com representantes do SINDIQUIMICA a empresa já foi denunciada por varias outras vezes, e acumula vários processos na Justiça do Trabalho. Os trabalhadores juntamente com sindicalistas continuam parados em protesto em frente a empresa.

A bomix produz produtos especializados no seguimento de baldes, plásticos e bombonas para todo território brasileiro e exporta para outros países.

NOTA DE POSICIONAMENTO BOMIX

“O Grupo Bomix informa que respeita o direito de livre manifestação do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Química, Petroquímica, Plástica, Farmacêutica do Estado da Bahia (Sindiquimica), porém repudia a prática de atos que impedem o acesso às dependências da empresa e o livre exercício do trabalho por parte daqueles que não desejam aderir ao movimento.

No entanto, o Grupo vem a público esclarecer que a decisão pelo desligamento do colaborador Otacílio dos Santos Filho é respaldada por decisão judicial proferida em abril de 2018 pelo juiz Marco Antônio Mendonça do Nascimento da 24ª Vara do Trabalho de Salvador.  Através dessa decisão (em anexo), o magistrado definiu os profissionais que possuem estabilidade por serem membros da diretoria sindical, entre os quais não está o nome do ex-colaborador.

A empresa também não recebeu detalhamento das alegações de assédio moral, mas refuta veementemente qualquer conivência com a prática, que atenta contra os valores do Grupo expressos no seu Manual de Ética e Conduta. 

Todas as outras alegações estão sendo tratadas no âmbito jurídico e não faremos comentários sobre eventuais processos em andamento. 

Por fim, reforçamos que o Grupo Bomix trabalha de acordo com os melhores padrões de governança, que levaram uma empresa genuinamente baiana à posição de liderança do seu segmento na América Latina.” DESTACOU!

Acompanhe a matéria completa feita pelo apresentador Tony Ávila que esteve presente junto com os trabalhadores!