PEGA VISÃO BAHIA

Seu Portal de Noticias

🚨ALERTA EPIDEMIOLÓGICO

3 min read

🚨Assunto: Ocorrência de epizootias de primatas não humanos no Estado da Bahia
📣 A Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Bahia (SESAB/DIVEP) recebeu a confirmação da ocorrência de epizootia na zona rural de Alagoinhas, município distante 120 quilômetros da capital baiana, com um Primata Não Humano (PNH) positivo para febre amarela.
🔰A DIVEP alerta os municípios baianos para intensificarem a busca para detecção desses eventos visando desencadear, oportunamente, medidas de prevenção e controle e evitar a ocorrência de casos humanos e surtos de febre amarela no Estado da Bahia.
Solicitamos que a população seja orientada a não interagir ou manipular animais doentes ou moribundos, informando a ocorrência de epizootias de PNH às autoridades de saúde para providências cabíveis.
A vigilância de epizootias em primatas não humanos (PNH) consiste essencialmente em captar informações, oportunamente, sobre adoecimento ou morte de PNH e investigar adequadamente esses eventos, com a finalidade de subsidiar a tomada de decisão para a adoção de medidas de prevenção e de controle, reduzindo a morbimortalidade da doença na população humana, em áreas afetadas (com transmissão ativa) e ampliadas (áreas adjacentes).
No ciclo silvestre da febre amarela, os PNH são os principais hospedeiros e amplificadores do vírus. O homem participa como um hospedeiro acidental ao entrar no meio silvestre por lazer, trabalho, ou outras situações. No ciclo urbano, o homem é o único hospedeiro com importância epidemiológica e a transmissão ocorre a partir de vetores urbanos (Aedes aegypti) infectados.
Todo caso suspeito de epizootia deve ser notificado na ficha específica do SINAN. Para efeito de vigilância, de notificação e de investigação deve ser considerada a seguinte definição de caso suspeito: PNH de qualquer espécie, encontrado morto (incluindo ossadas), ou doente, em qualquer local do território nacional.
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) intensificou nesta segunda-feira (6), as ações de controle do vírus da febre amarela na região de Alagoinhas. Cerca de 100 mil doses extras da vacina foram liberadas para o município a fim de imunizar os indivíduos que não possuem duas doses registradas no cartão de vacinação. A SESAB tem realizando busca ativa de casos suspeitos em toda a área delimitada, bem como aplicado borrifação de inseticida com o uso da UBV (Ultra Baixo Volume) costal na área rural e, na sede do município, com cinco ciclos da UBV veicular, com intervalos de três a cinco dias entre as aplicações.
📢Com o objetivo de intensificar o monitoramento da área, a Sesab ainda implantou a notificação negativa diária de febre amarela, estabelecendo assim, um fluxo de informação entre as unidades de saúde do município com o estado. Além disso, a Sesab recomendou a implantação da Sala Municipal de Coordenação e Controle com a participação das diversas secretarias municipais, sob a coordenação do estado, a fim de estabelecer e realizar ações intersetoriais de combate ao Aedes aegypti.
📣Plantão CIEVS Bahia, diariamente das 8 às 18 horas: (71) 3116 0018/ 3116 0037/ 99994 1088
                #PEGAvisãoCAMAÇARI🚨