Headline
Cerca de R$ 29 milhões são investidos em helicóptero, drones e viaturas para os Bombeiros e PM
Barco é encontrado à deriva no Pará com 20 corpos em decomposição; vítimas podem ser haitianos refugiados
Filho do cantor Zé Vaqueiro tem melhora e sai da intubação
Júri popular que condenou PM a 14 anos por morte de jovem marcou a semana em Jaguaquara
Irã inicia ataque a Israel com drones após ameaçar retaliação
Na reedição da final de 88, Inter bate o Bahia de virada pela primeira rodada do Brasileirão
Pesquisa em Camaçari aponta vantagem de Caetano sobre Flávio Matos
Elinaldo anuncia Professora Angélica como vice de Flávio Matos em Camaçari
Secretário Werner determina reforço por tempo indeterminado em Periperi
Após 9 horas bombeiros retiram homem preso em  tubulação de drenagem
Robô da Ouvidoria Geral da SSP agita 2º dia da Expo Segurança Feira de Santana
Município de Saúde recebe investimento de R$ 2,7 milhões em nova Delegacia e novo Pelotão
Curso de Cadeia de Custódia é disponibilizado para preparar policiais e bombeiros para Micareta de Feira de Santana
SSP contará com 9,5 mil profissionais e tecnologia para garantir tranquilidade de foliões da Micareta de Feira de Santana
Com presença de capitães, Conselho Técnico da Série A aprova novidades na competição
Mercados municipais oferecem ingredientes a preços baixos para a ceia da Sexta-Feira Santa
PM atira em entregador no Rio após se recusar a buscar pedido na portaria
Empresa brasileira vira concorrente da BYD pela antiga fábrica da Ford em Camaçari
Polícia Militar prende trio estrangeiro após furtos de celulares em coletivo
Suspeito de estuprar turista na saída do Carnaval é preso
Casal investigado por furto é preso com drogas em Nova Viçosa
Rinaldo Chaveiro ex-candidato a prefeito (DC), Deixa Caetano para apoiar Sineide Lopes
Homem é preso suspeito de estuprar três crianças em Jaborandi
Companhia Independente de Policiamento Especializado Leste é criada e começa a operar em fevereiro na cidade de Feira de Santana
Camaçari tem alerta Laranja para temporal
Prefeitura segue dando apoio às famílias afetadas por incêndio
Atividades do Projeto Horto Verão 2024 são adiadas
Sehab conclui a entrega das 250 moradias no Burissatuba

Arquivo Histórico de Camaçari é entregue e passa a compor Centro Antigo

 
Preservação dos registros relacionados à história e à memória do município. Este é o presente que a cultura da cidade ganhou com a inauguração do Arquivo Histórico de Camaçari, instalado na Avenida Eixo Urbano Central, entregue na manhã desta terça-feira (10/10) após ser totalmente requalificado.
 
Durante a cerimônia, o prefeito Elinaldo Araújo destacou que o equipamento passa a integrar o Centro Antigo do município, que também é composto pelo Museu de Camassary, entregue em 2022, e que, em breve, também contará com o Cineteatro. “São obras fruto do nosso empenho para transformar Camaçari”, afirmou.
 
“Ao longo da gestão, temos atuado nos três distritos [sede, Monte Gordo e Abrantes], fazendo obras estruturantes, além de ações que buscam melhorar a vida das pessoas, nos diversos setores. Especialmente na cultura, lançamos 40 editais, como, por exemplo, A Voz de Camaçari, nas versões adulta e infantil, e o Evandro Amaro, que está na 2ª edição e contempla fanfarras, bandas marciais, orquestras e filarmônicas”, acrescentou o gestor.
 
Gerido pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Cultura (Secult), por meio da Coordenação de Patrimônio, o Arquivo Histórico é o órgão de custódia dos documentos da Administração Pública Municipal, desempenhando um papel fundamental na organização e preservação dos registros e promovendo o acesso e o uso da informação à população através da pesquisa. Ainda neste intuito, o local busca colaborar com instituições educacionais, culturais e outras entidades, e irá abrigar exposições, palestras e atividades para aumentar a conscientização sobre o patrimônio da cidade.
 
A titular da Secult, Márcia Tude, disse que, “entregar mais um espaço cultural aos munícipes, é um momento de felicidade. Enfrentamos desafios nesta obra, especialmente pelo período da pandemia, mas hoje podemos ver o Arquivo Histórico belíssimo. A partir de agora, teremos mais um desafio, que é o de digitalizar este acervo, que é tão rico, incluindo atas de posse de todos os prefeitos que Camaçari já teve, atestados de óbitos de cidadãos, que fazem parte da nossa história, dentre outros. É um equipamento que está ligado ao sentimento afetivo da cidade”, pontuou.
 
A escolha da edificação para abrigar valiosos documentos e informações é reforçada pela importância histórica do prédio e do seu entorno para a cidade e os cidadãos. É o que enfatizou o coordenador de Patrimônio da Secult, Átila Borges. “Este local já abrigou a antiga prefeitura, já foi o casarão da fazenda Montenegro, que está intimamente ligado à história do nosso município. Então convido o povo de Camaçari para vir conhecer o local e, assim, a própria história”, disse.
 
A equipe técnica do equipamento é integrada por arquivologistas, museólogos, historiadores, arquitetos, além de assistente administrativo, pessoal de segurança e limpeza. O imóvel, de 286 metros quadrados (m²), passou por intervenções de fundação, estruturas, pintura, paisagismo, cobertura e serviços elétricos e hidráulicos, dentre outros, executados pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra). O espaço conta com salas de arquivologia, de acervo, da coordenação e de reserva técnica, três salas de área técnica, auditório, sala de exposição, recepção, copa, depósito de material de limpeza (DML), quatro sanitários (incluindo com acessibilidade), além de rampa de acesso.
 
A gestora da Seinfra, Joselene Cardim, contou que a obra foi realizada através de convênio com o Governo Federal. “Este é um patrimônio da cidade, então tivemos muitos desafios e tomamos todo o cuidado pelo valor histórico, com a preservação de esquadrias. É um espaço importante e que dispõe de toda estrutura para o desenvolvimento cultural de Camaçari”, afirmou.
 
O Arquivo Histórico funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O evento de inauguração contou com apresentação do músico Adah Brito, e com as presenças do vice-prefeito, José Tude; secretários municipais; do presidente da Câmara Municipal, Flávio Matos, além de demais vereadores; do subsecretário e presidente do Conselho de Cultura, Luciel Neto, e outros conselheiros do órgão.


 
Cineteatro – ainda na ocasião, o prefeito Elinaldo Araújo aproveitou para visitar as obras de requalificação da edificação do Cineteatro, que seguem em execução. De acordo com a Seinfra, a empresa que realiza os serviços está na fase de execução de revestimento cerâmico, forro em gesso, finalização de alvenaria e de reboco, além de infraestrutura de instalação elétrica e hidráulica. A previsão é de que o equipamento seja entregue no primeiro semestre de 2024.
 
O espaço conta com cerca de 560 m² de área e será um equipamento público destinado a receber espetáculos de artes cênicas, exibição de filmes, exposições artísticas e realização de cursos e oficinas técnicas e culturais. As intervenções fazem parte de uma das etapas do projeto de revitalização do Centro Histórico e os investimentos também são oriundos do convênio entre o Ministério do Turismo e a prefeitura, por meio da Secult.

Back To Top