Headline
Cerca de R$ 29 milhões são investidos em helicóptero, drones e viaturas para os Bombeiros e PM
Barco é encontrado à deriva no Pará com 20 corpos em decomposição; vítimas podem ser haitianos refugiados
Filho do cantor Zé Vaqueiro tem melhora e sai da intubação
Júri popular que condenou PM a 14 anos por morte de jovem marcou a semana em Jaguaquara
Irã inicia ataque a Israel com drones após ameaçar retaliação
Na reedição da final de 88, Inter bate o Bahia de virada pela primeira rodada do Brasileirão
Pesquisa em Camaçari aponta vantagem de Caetano sobre Flávio Matos
Elinaldo anuncia Professora Angélica como vice de Flávio Matos em Camaçari
Secretário Werner determina reforço por tempo indeterminado em Periperi
Após 9 horas bombeiros retiram homem preso em  tubulação de drenagem
Robô da Ouvidoria Geral da SSP agita 2º dia da Expo Segurança Feira de Santana
Município de Saúde recebe investimento de R$ 2,7 milhões em nova Delegacia e novo Pelotão
Curso de Cadeia de Custódia é disponibilizado para preparar policiais e bombeiros para Micareta de Feira de Santana
SSP contará com 9,5 mil profissionais e tecnologia para garantir tranquilidade de foliões da Micareta de Feira de Santana
Com presença de capitães, Conselho Técnico da Série A aprova novidades na competição
Mercados municipais oferecem ingredientes a preços baixos para a ceia da Sexta-Feira Santa
PM atira em entregador no Rio após se recusar a buscar pedido na portaria
Empresa brasileira vira concorrente da BYD pela antiga fábrica da Ford em Camaçari
Polícia Militar prende trio estrangeiro após furtos de celulares em coletivo
Suspeito de estuprar turista na saída do Carnaval é preso
Casal investigado por furto é preso com drogas em Nova Viçosa
Rinaldo Chaveiro ex-candidato a prefeito (DC), Deixa Caetano para apoiar Sineide Lopes
Homem é preso suspeito de estuprar três crianças em Jaborandi
Companhia Independente de Policiamento Especializado Leste é criada e começa a operar em fevereiro na cidade de Feira de Santana
Camaçari tem alerta Laranja para temporal
Prefeitura segue dando apoio às famílias afetadas por incêndio
Atividades do Projeto Horto Verão 2024 são adiadas
Sehab conclui a entrega das 250 moradias no Burissatuba

Balé Folclórico da Bahia faz apresentações gratuitas em Camaçari e Alagoinhas nos dias 17 e 22 de dezembro e estreia novas coreografias em abril, no TCA

As apresentações integram o aniversário de 30 anos do Balé, grupo que é considerado um dos principais embaixadores culturais da cultura afro-baiana no mundo.

Como parte das comemorações pelos 30 anos de sua fundação, o Balé Folclórico da Bahia faz uma apresentação única, no dia 17 de dezembro, às 19h30, na Cidade do Saber, em Camaçari. A companhia, fundada e dirigida por Vavá Botelho, vai apresentar o espetáculo Herança Sagrada com a participação especial de trinta jovens da comunidade quilombola Cordoaria. Os jovens, que vão fazer a abertura da coreografia, participaram das oficinas de dança afro e percussão oferecidas gratuitamente pelo Balé Folclórico da Bahia e ministradas durante todo o mês de novembro por Nildinha Fonseca e José Ricardo Sousa, integrantes da companhia. O espetáculo contará ainda com a participação especial do bloco afro Ilê Aiyê, que fará uma apresentação depois do Balé. O evento será aberto ao público.

No dia 22 de dezembro, a cidade de Alagoinhas recebe o Balé Folclórico da Bahia para uma apresentação, às 20h, na Praça J.J.Seabra. A apresentação do espetáculo Herança Sagrada na cidade conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Alagoinhas, que também fará uma homenagem ao grupo pelos seus 30 anos. A companhia também vai realizar oficinas de dança e percussão gratuitas na cidade e os jovens que participarem das oficinas vão criarão uma coreografia para ser apresentada antes do espetáculo do BFB.

No dia 18 de dezembro, a companhia vai realizar um ensaio geral exclusivo para patrocinadores e convidados, no Teatro Miguel Santana, sede do Balé, onde serão apresentadas as novas coreografias criadas para os 30 anos. A atriz Gloria Pires, que vai dirigir um vídeo documentário sobre a trajetória da companhia, estará presente no ensaio e no espetáculo em Camaçari. A estreia do espetáculo comemorativo com as novas coreografias está prevista para os dias 12 e 14 de abril de 2019, para o público, e no dia 15 de abril, para as escolas, no TCA.

O premiado Balé já se apresentou em mais de duzentas cidades e 24 países, incluindo Estados Unidos, Itália, Inglaterra, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Nova Zelândia, Austrália, Alemanha, França, Holanda, Suíça, México, Chile, Colômbia, Finlândia, Suécia e África do Sul, dentre outros.

Com sede no Pelourinho, em Salvador, atualmente, o BFB funciona em regime integral de seis horas de trabalho por dia. Os 40 integrantes da companhia – dançarinos, músicos e cantores – recebem preparação técnica para dança, música, capoeira, canto e teatro. Para preservar e divulgar as principais manifestações folclóricas da Bahia, o Balé desenvolveu uma linguagem cênica que parte dos aspectos populares e atinge questões contemporâneas. O Balé também possui um segundo corpo de baile, que realiza espetáculos, diariamente, no Teatro Miguel Santana, no Pelourinho, tendo como público, principalmente, turistas estrangeiros e de outros estados do Brasil. “Manter uma equipe que se dedica à dança em regime integral, com intenso preparo técnico, físico e muita pesquisa, é uma luta diária. Poucas companhias de dança privadas sem patrocinador regular conseguem existir por tanto tempo, mantendo um nível de excelência técnica tão elevado e respeito do público e da crítica”, afirma Vavá Botelho, diretor geral do Balé.

Back To Top