Jogos da Diversidade reuniu várias atividades no fim de semana em Camaçari

Jogos da Diversidade reuniu várias atividades no fim de semana em Camaçari

A abertura dos jogos aconteceu na tarde de sexta-feira (25/4), com apresentação de grupos de capoeira e shows de Elly Nascimento, banda Som do Timbal e DJ Valesca Roberta. No domingo (24/4), as atividades esportivas tomaram conta dos espaços no Clube Arsenal. Na quadra de futevôlei, oito duplas, sendo totalmente atletas de Camaçari, levaram muita emoção nas disputas. Ao lado, acontecia a competição de baleô, modalidade pouco comum, mas que conta com muitas adeptas no município. E no campo, o fut7 fechou a programação com o torneio composto por quatro equipes.

A primeira edição dos Jogos da Diversidade promoveu, pela primeira vez em Camaçari, um torneio de futevôlei com duplas totalmente femininas. Até então, as mulheres compunham com atletas do masculino, a chamada categoria mista. “É um marco para o futevôlei feminino de Camaçari, pois, pela primeira vez, estão em quadra apenas atletas do feminino. Quero parabenizar a organização do evento pela iniciativa, e principalmente às meninas, que aceitaram o desafio de competir entre elas e fazer com que o futevôlei feminino alcance mais e mais espaço na nossa cidade”, comemorou, Marcos Vinícius, presidente da Associação de Futevôlei de Camaçari.

Foram oito duplas, sendo quatro jogos na primeira rodada. Após a fase de eliminação, a dupla Mirela e Damares chegou ao título. Completaram o pódio, Ingred e Lai, e Dani e Ale, segundo e terceiro lugar, respectivamente. No fut7, a equipe Unidas do Vale venceu a final nos pênaltis, e levantou a taça de campeã.

A gestora da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), Reni Oliveira, demonstrou satisfação pela realização do evento. “É um momento muito importante para o esporte no nosso município, pois esse evento é fruto da parceria entre a Sejuv e a Sedes, através do Soma, importante núcleo de promoção de políticas públicas para o público LGBTQIA+. Camaçari e a nossa população só tem a ganhar”, declarou a secretária ao ser complementada por Lolita Garmeron, uma das idealizadoras do evento, “Camaçari é o primeiro município do Norte-Nordeste a promover os Jogos da Diversidade. O município sai na frente e traz um evento grandioso e inclusivo”, concluiu.

“Os Jogos da Diversidade é uma construção de uma política de inclusão, como recomenda o secretário da Sejuv, Jorge Curvelo, e o prefeito Elinaldo Araújo. Na qual orienta o acolhimento, respeito e, principalmente, o cuidado com as pessoas, através da promoção do esporte e de qualidade de vida”, disse Adelson Vitoriano, coordenador de esportes.Organizado pela prefeitura, por meio da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), em parceria com a Sedes, por meio do Núcleo de Políticas Públicas de Cidadania e Direitos de LGBTQIA+ – SOMA, a iniciativa teve o objetivo de promover a inclusão de pessoas de diferentes gêneros, à saúde, cidadania e a integração da população-alvo na convivência social E, sobretudo, incentivar a participação plural e diversificada, de forma solidária, através dos ideais esportivos.

Pega Visão

%d blogueiros gostam disto: