Headline
Cerca de R$ 29 milhões são investidos em helicóptero, drones e viaturas para os Bombeiros e PM
Barco é encontrado à deriva no Pará com 20 corpos em decomposição; vítimas podem ser haitianos refugiados
Filho do cantor Zé Vaqueiro tem melhora e sai da intubação
Júri popular que condenou PM a 14 anos por morte de jovem marcou a semana em Jaguaquara
Irã inicia ataque a Israel com drones após ameaçar retaliação
Na reedição da final de 88, Inter bate o Bahia de virada pela primeira rodada do Brasileirão
Pesquisa em Camaçari aponta vantagem de Caetano sobre Flávio Matos
Elinaldo anuncia Professora Angélica como vice de Flávio Matos em Camaçari
Secretário Werner determina reforço por tempo indeterminado em Periperi
Após 9 horas bombeiros retiram homem preso em  tubulação de drenagem
Robô da Ouvidoria Geral da SSP agita 2º dia da Expo Segurança Feira de Santana
Município de Saúde recebe investimento de R$ 2,7 milhões em nova Delegacia e novo Pelotão
Curso de Cadeia de Custódia é disponibilizado para preparar policiais e bombeiros para Micareta de Feira de Santana
SSP contará com 9,5 mil profissionais e tecnologia para garantir tranquilidade de foliões da Micareta de Feira de Santana
Com presença de capitães, Conselho Técnico da Série A aprova novidades na competição
Mercados municipais oferecem ingredientes a preços baixos para a ceia da Sexta-Feira Santa
PM atira em entregador no Rio após se recusar a buscar pedido na portaria
Empresa brasileira vira concorrente da BYD pela antiga fábrica da Ford em Camaçari
Polícia Militar prende trio estrangeiro após furtos de celulares em coletivo
Suspeito de estuprar turista na saída do Carnaval é preso
Casal investigado por furto é preso com drogas em Nova Viçosa
Rinaldo Chaveiro ex-candidato a prefeito (DC), Deixa Caetano para apoiar Sineide Lopes
Homem é preso suspeito de estuprar três crianças em Jaborandi
Companhia Independente de Policiamento Especializado Leste é criada e começa a operar em fevereiro na cidade de Feira de Santana
Camaçari tem alerta Laranja para temporal
Prefeitura segue dando apoio às famílias afetadas por incêndio
Atividades do Projeto Horto Verão 2024 são adiadas
Sehab conclui a entrega das 250 moradias no Burissatuba

Projeto Eureka leva cultura e educação para criançada

A área verde da Cidade do Saber foi transformada, nesta terça-feira (5/9), na Vila Eureka, um espaço que reúne uma programação divertida, voltada para o público infantojuvenil, com foco na educação sobre alimentação saudável. As atividades, que seguem até a quarta-feira (6/9), contemplam 1.200 crianças e adolescentes de 4 a 14 anos, estudantes das escolas e instituições credenciadas previamente pelo projeto.

Entre as unidades de ensino que participam neste primeiro dia de evento, está a Escola Municipal Joana Angélica, que trouxe 50 alunos no turno matutino e, no vespertino, trará mais 50 crianças, do 4º e 3º ano do Ensino Fundamental. Orlando Rafael Machado, 11 anos, foi um dos estudantes que estavam na ação. “Achei muito legal, especialmente a atividade onde pudemos fazer pinturas”, contou.

A coordenadora pedagógica da escola, Valquíria de Lima, disse que a garotada está superanimada por participar da iniciativa. “Uma oportunidade maravilhosa para as crianças, principalmente pelo tema que trata sobre saúde e qualidade de vida”, destacou.
A Escola Dinâmica de Camaçari também levou 48 estudantes, do 6º ao 8º do Ensino Fundamental, para a Vila Eureka. Entre os alunos, estava Maria Eduarda Almeida, 13 anos, que disse ter aprovado o projeto. “Gostei do evento e pretendo aplicar os conhecimentos adquiridos aqui para melhorar minha alimentação”, afirmou.

Esta é a segunda etapa do Projeto Eureka Cultural, que busca, de maneira lúdica e descomplicada, destacar para as famílias a importância do exemplo e de como os bons hábitos são passados em casa, de pais para filhos; reforçar conceitos de comer bem desde a infância; proporcionar um dia de muita brincadeira para a criançada; e ser um agente de transformação para uma sociedade e gerações mais conscientes, ativas e saudáveis.

A iniciativa é realizada pela Tática Marketing Esportivo e, no município, conta com o apoio da Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Cultura (Secult). Um dos responsáveis pelo evento é o produtor cultural Anderson Adreotti, que contou sobre a escolha da cidade para sediar a ação. “Queríamos trazer o projeto para a Bahia, e quando nossa equipe conheceu a Cidade do Saber, gostou por ter uma estrutura que comporta nossas atividades. Neste primeiro dia, já podemos dizer que as expectativas estão sendo atingidas”, ressaltou.

Vila Eureka

A vila é dividida em três ambientes temáticos. Na “casa” os pequenos são levados até a cozinha para preparar sua refeição e participar da escolha de alimentos, quebrando o tabu com muitas cores e sabores. O local tem exposição e oficina, com painéis apresentando os alimentos como super-heróis que estão ao lado das crianças por uma boa alimentação.

Na “escola”, o objetivo é ensinar para os pais e filhos a montar a lancheira ideal. É realizada uma gincana abordando o que levar para a merenda escolar, funcionando da seguinte maneira: numa piscina gigante, os participantes partem em busca dos alimentos, enquanto instrutores ajudam a avaliar se aquele alimento vai compor um lanche saudável.

E na “quitanda”, o desafio é fazer as crianças experimentarem novos sabores. Por lá, tem exposição e experiência sensorial, mostrando de onde vem os alimentos que consumimos. Os participantes podem descobrir, por meio de estímulos sensoriais, o “universo” das frutas, legumes e grãos.

Além disso, em uma apresentação teatral em parceria com o grupo Ciência Divertida, o Professor Nutrição e seu ajudante realizam as mais divertidas atividades com o objetivo de ensinar os benefícios de uma alimentação balanceada, misturada com uma rotina de exercícios e também mostrar os transtornos que podem gerar uma alimentação não saudável.

Back To Top